Especialidades

MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO

Medicina Física e de Reabilitação

Drª Marisa Violante

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de patologias traumática, lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras.

Esta especialidade trata da recuperação funcional de lesões dos ossos, músculos, tendões, articulações e nervos.
A Unidade de Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria conta com uma equipa de médico fisiatra e fisioterapeutas vocacionados para a recuperação da funcionalidade do indivíduo após lesões ou doenças, com recurso a meios físicos e cinesiológicos ou a técnicas médicas minimamente invasivas.

A especialidade atende a todos os grupos etários e trata de problemas que afetam todo o sistema orgânico.
Os meios de diagnóstico do médico fisiatra são os mesmos que os de outros médicos, acrescidos de técnicas especiais. 
Os médicos fisiatras possuem um campo de tratamento muito abrangente de serviços médicos.
Podem prescrever medicações e dispositivos médicos como órteses ou próteses

A MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO usa ainda várias técnicas diferenciadas nomeadamente:

MESOTERAPIA

A mesoterapia surgiu em 1952 pelo médico francês, Dr. Michel Pistor, e consiste em injectar medicamentos em doses muito baixas, entre a epiderme e a derme, o mais perto possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis, sem envolver outras áreas do organismo.

Tal permite uma distribuição local do medicamento em concentrações mais elevadas no local exato onde a ação terapêutica é desejável, sendo mais eficaz do que pela via oral ou parentérica.

As principais indicações terapêuticas da Mesoterapia são a patologia orto-traumatológica e reumatológica (tendinites e tenossinovites, bursites, fasceítes, ligamentites, artropatia degenerativa, contratura muscular, lombalgia, síndrome miofascial, fibromialgia) e a patologia neurológica (síndromes canalares, síndrome doloroso regional complexo tipo I, nevralgia pós-herpética).

VISCOSUPLEMENTAÇÃO e/ou outras técnicas infiltrativas

TRATAMENTO DA ARTROSE
A viscossuplementação consiste em injecções intra-articulares (sem dor significativa) de uma substância que lubrifica a articulação e melhora a viabilidade das células cartilagíneas, não tendo contra-indicações.

As principais articulações envolvidas neste tratamento são o Joelho, Ombro e Anca, mas também a articulação do polegar e tornozelo.

Traz alívio da dor e melhoria da função, com consequente aumento da qualidade de vida do doente, podendo mesmo, evitar a cirurgia.