Especialidades

medicina do sono

APNEIA DO SONO

" A apneia durante o sono é um grupo de perturbações graves em que a respiração se suspende repetidamente durante o sono (apneia) um tempo suficientemente prolongado para provocar uma desoxigenação sanguínea e cerebral e aumentar a quantidade de dióxido de carbono. "

É a causa mais frequente de hipersónia. Cerca de 80% das pessoas que ressonam têm apneia obstrutiva do sono (SAOS). Esta síndrome afeta entre 9% a 24% da população adulta, homens acima dos 40 anos, mulheres pós-menopausa e crianças (2%). Estima-se que um milhão de portugueses sofre desta patologia. Que é ainda responsável por mais de 100 mil acidentes de viação por ano, devido ao facto dos doentes adormecerem ao volante.

Deve-se à existência durante o sono de paragens respiratórias (apneias), que são muitas vezes observadas pelo companheiro(a) do doente.

Os sintomas mais frequentes são: ressonar intenso, acordar cansado, acordares frequentes durante a noite, levantar-se várias vezes para urinar durante a noite, acordar com a boca seca, cansaço diário e/ ou sonolência diurna excessiva, impotência sexual, alterações do humor, dificuldade na concentração e perda de memória.

São frequentes os acidentes de viação por adormecimento ao volante, assim com a existência de problemas familiares e no emprego.

As complicações são frequentes e são sobretudo as seguintes:

• Hipertensão Arterial
• Arritmias cardíacas nocturnas
• Cardiopatia isquémica (angina de peito, enfarte miocárdio)
• Acidentes vasculares cerebrais (AVC)
• Insuficiência Respiratória