Nesta página ficará a saber como nos preparamos na Clinica Sonomed Coimbra durante a pandemia de COVID-19. Mantenha-se atualizado sobre as nossas consultas, exames e outros serviços.
Neste momento de crise sanitária internacional, apelamos ao sentido cívico de todos.
Se tem tosse, febre, dificuldade respiratória, se está de quarentena ou se teve contacto com um doente infetado, antes de vir à Sonomed Coimbra entre em contacto com o SNS 24 / SRS 24 Madeira ou com a Sonomed Coimbra através do contacto 239 006 914.
Ajude-nos a proteger os nossos profissionais de saúde, que têm de cuidar dos doentes. E ajude-nos a proteger os nossos doentes, que têm de fazer a vigilância das suas doenças crónicas, e que precisam de diagnósticos urgentes para doenças graves. Queremos continuar a prestar cuidados de saúde de qualidade, de forma responsável e de acordo com as melhores práticas médicas.
Tenho uma consulta, um exame ou análises marcadas na Sonomed Coimbra. O que devo fazer?
Pode vir à Sonomed Coimbra para as suas consultas, exames ou análises. Com toda a segurança. Nesta fase deve evitar fazer-se acompanhar por terceiros, se isso não for estritamente necessário e urgente.
A Sonomed Coimbra está a trabalhar com segurança e tranquilidade nas diversas especialidades clínicas, pois tomámos todas as medidas para poder receber os nossos clientes no atendimento urgente, nas consultas, exames, pequenas cirurgias e tratamentos. Se por acaso tem uma consulta ou exame marcados na Sonomed Coimbra e decidiu que não vai comparecer, por favor avise-nos entrando em contacto connosco pelo telefone.
Assim, poderemos usar o tempo que deixou disponível para outros doentes que precisam.
Tem mais questões sobre os serviços da Sonomed Coimbra durante a pandemia de COVID_19? Esclareça-as aqui:
A Clínica Sonomed Coimbra está a funcionar normalmente?
Sim. A Clinica reorganizou a sua oferta de cuidados de saúde, para responder com a maior segurança às necessidades de todos os que precisam dos nossos médicos e procuram a qualidade dos nossos serviços.
É seguro ir à Clínica Sonomed Coimbra?
Sim. A Sonomed Coimbra está preparada para responder com segurança a todos os nossos clientes.
Separámos os circuitos dos doentes suspeitos COVID_19 para dar maior segurança e conforto aos clientes que precisam de vir à Sonomed Coimbra ter uma consulta, fazer análises ou qualquer outro exame, ou querem vacinar os seus filhos. Programamos os procedimentos mais complexos salvaguardando que os nossos clientes estão nas melhores condições para as fazer, através de uma monitorização próxima prévia e da realização de testes para COVID-19 caso seja necessário. Agendamos as consultas e exames com intervalos de tempo mais alargados, para evitar qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas. Fazemos a triagem e medimos a temperatura a quem entra na clínica. Disponibilizamos gel para desinfeção e máscara. Nas salas de espera, garantimos a distância de segurança.
Sofro de doença respiratória crónica. Posso continuar a ir à Clínica Sonomed Coimbra?
Sim. Nas pessoas com doença crónica, nomeadamente doença respiratória crónica, a vigilância deve manter-se nos termos das indicações do seu médico. No entanto, nas deslocações à Clinica, evite fazer-se acompanhar por terceiros.
As minhas dificuldades respiratórias são recentes. O que devo fazer?
Não saia de casa. Ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) / SRS 24 Madeira (800 24 24 20) ou em alternativa para Clinica Sonomed Coimbra - 239 006 914.
Vivo com uma pessoa que pode ser um caso suspeito. Tenho consulta marcada na Sonomed Coimbra. O que fazer?
Se tem tosse, febre ou dificuldade respiratória, está de quarentena ou esteve em contacto com um caso suspeito de COVID_19, não vá à Clinica. Ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou em alternativa para Clinica Sonomed Coimbra- 239 006 914.
Caso tenha doença crónica, nomeadamente doença respiratória crónica, a vigilância deve manter-se nos termos das indicações do seu médico. No entanto, nas deslocações à Clinica, evite fazer-se acompanhar por terceiros.
Se eu quiser, a Sonomed Coimbra faz os teste para o COVID_19?
Sim, sendo realizado em parceria com o laboratório Germano de Sousa.
Estes podem ser agendados através dos nossos contactos telefónicos que pode encontrar no rodapé do nosso website.
Tenho receio de estar na vossa sala de espera, se estiver muita gente. O que faço?
A nossa sala de espera está preparada para garantirmos a distância de segurança. Além disso, agendamos as consultas e exames com intervalos de tempo mais alargados, para evitar qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas. Por outro lado, os nossos profissionais de saúde estão treinados para agir de acordo com a situação excecional que estamos a viver e para o ajudar a sentir-se confiante e tranquilo. Procure ajuda junto dos nossos técnicos de apoio ao cliente, em caso de dúvida.
Posso usar a minha própria máscara dentro da Clinica Sonomed Coimbra?
É vivamente aconselhado que, no seu percurso até à Clínica, use uma máscara. Deve ainda ter o cuidado de lavar sempre as mãos antes de a colocar e de não tocar na frente da máscara, nem no seu rosto.
À entrada da Sonomed Coimbra, todas as pessoas passam pela triagem com medição de temperatura, desinfecção das mãos com álcool gel e verificação do estado de conservação da máscara.
Durante a prestação de cuidados, todo o material de proteção individual que tenha de utilizar, se necessário, será fornecido pela Sonomed Coimbra.
O atual contexto epidemiológico de SARS-CoV-2 e riscos associados de disseminação crescente da COVID-19 na comunidade determinam a necessidade de tomar medidas mais exigentes de proteção destinadas a reduzir o risco de contágio, em particular dentro das unidades hospitalares e no contexto de toda a atividade clínica, de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Estas medidas mais exigentes visam a proteção dos clientes (e respetivo acompanhante nas situações estritamente autorizadas) e dos profissionais de saúde que com eles contactam diretamente, e determinam a utilização de equipamento de proteção individual específico para cada tipo de situação clínica.
Neste sentido, por razões estritas de segurança, não será autorizado o uso pelos clientes e/ou respetivo acompanhante (nas situações que admitem a sua presença) de material de proteção diverso do fornecido pela Sonomed Coimbra.
Esta situação implica o consumo acrescido de materiais de proteção, cujos custos ficam a cargo da Sonomed Coimbra, caso não sejam comparticipados pela respetiva entidade financiadora ou outra.
A recusa por parte do cliente da aplicação de qualquer medida de proteção que seja indicada por profissional da Sonomed Coimbra inviabiliza a prestação de serviços, por não acautelar as necessárias condições de segurança na prestação de cuidados, a prevenção dos riscos de contágio e o cumprimento das regras de funcionamento da Sonomed Coimbra no atual contexto epidemiológico.